FCL e LCL qual é a melhor opção marítima para importação de sua mercadoria? Mesmo que uma empresa não encha um contêiner é possível trazer no marítimo também .
- Rimera Multimodal Comércio Exterior
- 16 de jul.
- 1 min de leitura
Atualizado: há 7 dias

FCL e LCL: A decisão que impacta diretamente o custo e o prazo da sua importaçãoComo escolher o modal marítimo ideal para evitar atrasos, armazenagem e custos inesperados
A escolha entre FCL (Full Container Load) e LCL (Less than Container Load) vai muito além do preço do frete. Importadores iniciantes muitas vezes desconhecem que, no LCL, existem processos adicionais de consolidação e desconsolidação que podem aumentar armazenagem, capatazia e tempo total da operação. Já o FCL, embora mais caro no frete, reduz riscos, agiliza liberação e entrega mais previsibilidade ao projeto.
Como despachante aduaneiro, orientamos o cliente com base em volume, cubagem, risco logístico e custo total da cadeia — e não apenas no valor do frete — para assegurar que a operação seja viável e segura.
👉 Quer saber qual modal é mais vantajoso para sua importação? Faça agora seu simulado gratuito com análise completa:https://www.rimera.com.br/simule-gratis-impostos-e-frete-intl
Fonte técnica: Guia de Transporte Marítimo – Secex / Receita Federal


Comentários