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NCM significa "Nomenclatura Comum do Mercosul" e trata-se de um código de oito dígitos estabelecido pelo Governo Brasileiro para identificar a natureza das mercadorias e promover o desenvolvimento do comércio internacional, além de facilitar a coleta e análise das estatísticas do comércio exterior.


O correspondente em nível internacional é o HS CODE que pode ser identificado junto do exportador da mercadoria, pois é ele que fabrica a mercadoria e podem fornecer as informações técnicas necessárias que geram essa numeração que rastreia qual o tipo de bem produzido. 

ORIENTAÇÕES SOBRE INCOTERMS

"Conheça como funciona a classificação das mercadorias brasileiras e seus impactos. 

 O agenciamento de cargas internacional consiste em alinhar a logística desde a coleta até a entrega da mercadoria, da fábrica do Exportador/Vendedor até fábrica do Importador/Comprador. O Agenciamento por acontecer de diversas maneiras: Rodoviário, Marítimo, Aéreo, Ferroviário e de cabotagem. Infelizmente os dois últimos são dificilmente utilizados no Brasil.

A compra da mercadoria é diretamente influenciada pelo INCOTERM. O INCOTERM é a delimitação de até onde vai a responsabilidade do vendedor/exportador e a do comprador/importador dentro da cadeia logística. 

 ​Exemplos de INCOTERMS mais utilizados:

INCOTERM FOB: o exportador entrega a mercadoria no aeroporto ou Porto mais próximo de sua fábrica, e o importador contrata o agente de cargas para mandar a mercadoria para o destino final.

INCOTERM EXW WORKS: o importador contrata um agente que coleta a mercadoria na fábrica do exportador e manda para o destino final. Incluindo os custos com a Aduana da origem.

INCOTERM CIF: o exportador é responsável pela entrega da mercadoria no porto ou aeroporto de destino, o importador contrata Despachante Aduaneiro e transportadora até destino final. 

Com base no NCM que são calculadas as alíquotas de importação e podemos definir o total de impostos por mercadoria importada. Com base nessa numeração também podemos identificar se há necessidade de anuências como licença de importações ou certificados de origem. O uso do NCM em âmbito nacional tem aumentado cada vez mais e é obrigação do importador saber o que está importando e poder classificar corretamente a mercadoria. Pode contar com a RIMERA MULTIMODAL para lhe fornecer todas as informações possíveis para a correta classificação. 


O erro na classificação de NCM no Brasil tem a penalidade de possível multa de cinco mil reais, multa de um por cento do valor da invoice, sem teto e multa da diferença de impostos de 37 %. 

ORIENTAÇÕES SOBRE NCM E INCOTERM